E aí tchê
Em missão pela vida
FacebookTwitterInstagramYouTube

Escolas católicas de Santa Maria e de Porto Alegre se reúniram para discutir a identidade da ANEC

Publicada em 27/03/2015

  • Escolas católicas de Santa Maria e de Porto Alegre se reúniram para discutir a identidade da ANEC

A 1ª edição do Dia ANEC promovido em cidade do interior, fora das capitais, ocorreu no dia 21 de março de 2015. A ideia de realizar este dia em Santa Maria, RS, surgiu no ano de 2014, em acordo com a Diretoria Regional – ANEC/RS. O evento contou com a participação de 184 pessoas, com a representação de 20 instituições associadas à ANEC, provenientes de 6 municípios do Estado do Rio Grande do Sul. O evento foi realizado no Centro Universitário Franciscano, UNIFRA.

O Dia ANEC em Santa Maria iniciou com a chegada dos participantes ao Centro Universitário Franciscano, que foram acolhidos festivamente, com cantos, pela equipe de animação. Às 8h15min, as autoridades presentes foram convidadas a compor a mesa de abertura que ficou assim composta: Iraní Rupolo, Diretora Vice-presidente da ANEC e da Sociedade Caritativa e Literária São Francisco de Assis - Zona Norte - SCALIFRA-ZN, e Reitora do Centro Universitário Franciscano; Valderesa Moro, Diretora Presidente da SCALIFRA-ZN; Joceli Kantorski, Presidente do Conselho Municipal de Educação de Santa Maria, RS; e Marta Zanella, Vereadora do Legislativo Municipal de Santa Maria, RS.

Na sequência, houve a manifestação das integrantes da mesa de abertura e a explanação da Professora Iraní Rupolo sobre a Identidade da ANEC. Sua fala contemplou a formação da ANEC, as entidades que deram origem a atual, a presença da Associação no Brasil, a quantidade de instituições de educação básica, de ensino superior e de mantenedoras associadas, de alunos abrangidos, bem como a importância da participação das instituições ANEC e nos eventos por ela promovidos para seu fortalecimento. Ao final da explanação, houve espaço para questionamentos.

Na continuidade dos trabalhos, foi proposto aos presentes diálogo sobre a questão: Que ação podemos realizar em 2015 para socializar no DIA ANEC 2016? A resposta de cada grupo foi compartilhada por um integrante e entregue escrita para a equipe organizadora que, posteriormente, avaliará as ações propostas.

O evento culminou com a Celebração Eucarística presidida pelo Arcebispo da Arquidiocese de Santa Maria, Dom Hélio Adelar Rubert, que salientou a importância do professor e da educação como instrumentos de transformação social e de cidadania, em busca vida digna e com qualidade. Ao final da Celebração os participantes saudaram-se desejando a Paz.

A 1ª edição do Dia ANEC em Santa Maria, RS, foi realizada com êxito. Congregou Instituições de Ensino Católico de diferentes cidades com o objetivo de manter renovada a motivação e o sentido evangelizador da educação católica. O aprendizado deste dia será socializado pelos participantes ao retornar para sua instituição e as ações propostas serão consideradas na preparação do próximo Dia ANEC em Santa Maria, RS.

 

Em Porto Alegre

 

No sábado, dia 21 de março de 2015, foi realizado o Dia ANEC, em Porto Alegre, com o tema Educar: uma paixão que se renova. A atividade contou com a participação de aproximadamente 250 pessoas, com a representação de 33 Instituições Associadas à ANEC, provenientes de 18 Municípios.

O evento teve início às 08h20min, com a Celebração Eucarística na Catedral Metropolitana, presidida pelo Arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, Bispo referencial para a Pastoral da Educação na CNBB Regional Sul 3. As Instituições de Ensino foram convidadas a participar da procissão de entrada com a apresentação da bandeira institucional. A procissão foi acompanhada da imagem de Nossa Senhora Educadora que irá peregrinar pelas Instituições de Ensino, conforme programação a ser organizada e divulgada pela ANEC. Participaram da Celebração o Secretário Estadual de Educação, Carlos Eduardo Vieira da Cunha e o Coordenador da CRB no Rio Grande do Sul, Irmão Edgard Hengemüle.

As atividades prosseguiram, às 9h50min, no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa, onde, após mesa de abertura com participação do Coordenador do Conselho Estadual da ANEC, Vitor Luiz Hinrichsen, e do Secretário-Adjunto da Secretaria da Educação do Estado do Rio Grande do Sul, Luís Antônio Alcoba de Freitas, o Me. Rudinei Balbinot abordou o tema Educar: uma paixão que se renova. A exposição foi seguida da interação com os participantes.

O Dia ANEC em Porto Alegre congregou Instituições de Ensino Católicas das mais diferentes regiões do Estado com o objetivo de aprofundar a prática educativa das Associadas da ANEC, através da abordagem de tema relevante para a educação, tendo em vista a promoção da educação integral da pessoa humana, sujeito e agente de construção de uma sociedade justa, fraterna, solidária e pacífica. A experiência promoveu o fortalecimento do sentimento de comunhão entre todos.

E aí tchê

Subsídios

© 2017 - E aí tchê Site produzido pela Netface