E aí tchê
Em missão pela vida
FacebookTwitterInstagramYouTube

Juventude missionária gaúcha celebram sua caminhada no Acampartilha 2015, realizado em Ibiraiaras

Publicada em 25/03/2015

  • Juventude missionária gaúcha celebram sua caminhada no Acampartilha 2015, realizado em Ibiraiaras

Dois dias intensos e agitados marcaram a vivência, a fraternidade e o espírito de grupo da Juventude Missionária do Rio Grande do Sul, em encontro realizado na Diocese de Vacaria. No último final de semana – 21 e 22 de março – cerca de 130 jovens e assessores participaram da segunda edição do Acampartilha tua Fé, que aconteceu no município de Ibiraiaras, no Norte do Estado. O acampamento – que concentrou os missionários em um camping na zona rural do município – contou com momentos de espiritualidade, oração, música e descontração e possibilitou a troca de experiências dos participantes. Com a presença de grupos das dioceses de Vacaria; Gravataí e Osório, o encontro firma cada vez mais a presença da Juventude Missionária no Estado.

De acordo com a coordenadora do 2° Acampartilha, Esther Fernandes Piva, o acampamento priorizou a missionariedade e fortaleceu a caminhada dos grupos, além de renovar as amizades entre os jovens. “Foi o momento certo para partilhar nossas experiências, tanto de grupo quanto de vida social, da vivência na comunidade. Poder ouvir depoimentos de pessoas que viveram a missão nos motiva a nunca desistir. E ainda podemos reforçar amizades, trocar abraços. Para nós, foi uma satisfação imensa receber os grupos aqui”.

Para culminar o acampamento com o encontro e a comunhão com Cristo, na manhã do domingo os jovens participaram da Celebração Eucarística da Festa de São José – Padroeiro da Paróquia.

Para o Secretário Nacional da Pontifícias Obras da Propagação da Fé – responsável por animar a Juventude Missionária – Guilherme Cavalli, o Acampartilha vem para celebrar a caminhada da Juventude Missionária no Estado e dar o primeiro passo dos grupos gaúchos junto à Jornada do Jovem Missionário – proposta da Coordenação Nacional para 2015. “São quatro anos de trabalho no Rio Grande do Sul. Dez anos de história no Brasil. E presença das Obras Missionárias em cerca de 150 países. Os jovens precisam ter essa noção da amplitude do trabalho. Isso contribui para a educação, a mundialidade e o olhar além fronteiras”.

Um dos principais idealizadores da Juventude Missionária no Rio Grande do Sul, Guilherme esteve no encontro e diz perceber o desenvolvimento dos jovens gaúchos. “Foi muito realizador participar desse encontro, já que foi com esses jovens que iniciei meus trabalhos junto à Juventude Missionária. Ver os grupos caminhando enraizados e as juventudes se formando e amadurecendo na fé, pela espiritualidade missionária, é esperançoso. Tenho que agradecer a toda a gurizada pela persistência e luta para difundir as Obras no Rio Grande do Sul, principalmente aos coordenadores e assessores e ao coordenador Estadual, Michel Freitas”, finalizou.

A primeira edição do Acampartilha tua Fé aconteceu no município de Maquiné, Diocese de Osório, em janeiro do ano passado. Para o ano que vem, a terceira edição já está garantida. Só falta, agora, definir local e data. 

E aí tchê

Subsídios

© 2017 - E aí tchê Site produzido pela Netface