E aí tchê
Em missão pela vida
FacebookTwitterInstagramYouTube

O Espírito Santo promove a unidade na Igreja

Publicada em 22/03/2015

  • O Espírito Santo promove a unidade na Igreja

Na última sexta-feira, 20 de março, terceira pregação quaresmal do Padre Raniero Cantalamessa, ao Papa e à Cúria Romana na Capela Redemptoris Mater no Vaticano. A meditação do dia foi sobre a fé comum do Oriente e do Ocidente no Espírito Santo.

O Pregador da Casa Pontifícia começou por abordar o facto de que durante séculos a doutrina sobre a origem do Espírito Santo no seio da Trindade foi o maior ponto de atrito e tema de acusações mútuas entre Oriente e Ocidente.

Segundo o Padre Raniero o primeiro a formular a ideia de que o Espírito Santo procede “do Pai e do Filho” foi Santo Ambrósio influenciado por S. Basílio e Santo Atanásio. Santo Agostinho, por sua vez, não coloca Pai e Filho na mesma linha no que diz respeito ao Espírito Santo.

Na atualidade e para o futuro próximo o Padre Raniero apontou o diálogo como o método a seguir, e que tem sido já seguido, e que será aquele que permitirá abrir novas perspetivas.

E desde logo, uma primeira conclusão: “o Espírito Santo, na história da salvação, não é só enviado pelo Filho, mas também para o Filho; o Filho não é somente aquele que dá o Espírito, mas também aquele que o recebe.”

Mas como conceber essa reciprocidade no âmbito da Trindade? – perguntou o Padre Raniero – que logo considerou que este é o campo que se abre para a reflexão atual da teologia do Espírito.

Importante salientar na meditação desta manhã a afirmação do pregador que refere ser a renovada escuta das Escrituras aquilo que permite constatar a complementaridade da respiração dos dois pulmões do cristianismo: o do Oriente e o do Ocidente.

A renovada escuta da Palavra de Deus permite, segundo o pregador, encontrar caminhos de unidade algures no estudo sobre o ‘Espírito da Verdade’ mais enfatizado naquilo que escreve S. João e o ‘Espírito da Caridade’ mais patente nos escritos de S. Paulo.

“Que o Espírito Santo nos ajude a trilhar este caminho exigente, mas no qual estão prometidos os frutos do Espírito: o amor, a alegria e a paz” – concluiu o Padre Cantalamessa nesta sua terceira pregação da quaresma.

Fonte: RV

E aí tchê

Subsídios

© 2017 - E aí tchê Site produzido pela Netface