E aí tchê
Em missão pela vida
FacebookTwitterInstagramYouTube

Ação da Igreja e a proposta de inserção missionária

Publicada em 20/03/2015

  • Ação da Igreja e a proposta de inserção missionária

Na Reunião dos Organismos do Regional Sul 3, que aconteceu nos dias 17 e 18 de março de 2015, na Casa de Retiro Vila Betânia, em Porto Alegre, a coordenadora do Serviço de Evangelização da Juventude, Ir. Zenilde Fontes, se encontrou com os coordenadores de algumas ações de inserção da Igreja em prol da articulação da Semana Missionária.

Segue uma reflexão sobre a ação da Igreja no mundo:

A ação da Igreja se concretiza através de suas pastorais e organismos no meio rural, urbano e com as minorias. A Cáritas Brasileira é um dos organismos. Também há outras tantas pastorais e organismos que prestam solicitudes nas mais diversas necessidades, como, por exemplo, o Setor Juventude, Semana Social Brasileira, Grito dos Excluídos, Pastoral Familiar, Pastoral da Criança, Pastoral Carcerária, Pastoral da AIDS, Pastoral Educacional, Pastoral da Saúde, Pastoral do Idoso, Casas Terapêuticas de recuperação de dependentes químicos, creches, hospitais, etc. É a Igreja a serviço de quem, de fato, mais precisa. Daqueles que são discriminados e excluídos da sociedade. Em última instância, os preferidos de Deus.

O grande perigo consiste no desconhecimento dos próprios fiéis da imensa colaboração da Igreja no âmbito social. É a mãe que acolhe e cuida de seus filhos nas suas reais necessidades materiais e espirituais. Muitos cristãos que levaram tão a sério a vida cristã doaram toda a vida e alguns pagaram com a própria vida, como, por exemplo, Ir. Dorothy Stang, Dra. Zilda Arns, Beata Dulce dos Pobres, Chico Mendes e outros.

O Serviço de Evangelização da Juventude propõe para 2015 uma experiência de inserção missionária junto aos encarcerados, moradores de rua, catadores de material reciclável, casas de acompanhamento e tratamento de aidéticos e drogadição.   

E aí tchê

Subsídios

© 2017 - E aí tchê Site produzido pela Netface