E aí tchê
Em missão pela vida
FacebookTwitterInstagramYouTube

Passos para vivenciar a devoção da Via-Sacra

Publicada em 09/03/2015

  • Passos para vivenciar a devoção da Via-Sacra

Durante o período quaresmal a Igreja propõe aos fiéis a oração, a meditação e a contemplação da Via-Sacra (caminho da cruz). A Via-Sacra é o trajeto seguido por Jesus carregando a cruz, que vai do Pretório (local do julgamento) até o Calvário. É uma das antigas tradições da Igreja Católica que remonta ao século IV, quando os cristãos se dirigiam em peregrinação à Terra Santa.

Como muitas tradições católicas, a Via-Sacra pode ser rica, profunda e repleta de sentido, mas, ao mesmo tempo, pode ser vazia se a pessoa não souber seu significado e relacioná-la com o seu cotidiano.  

O Papa Francisco apresenta oito motivos pelos quais, segundo ele, deveríamos rezar a Via-Sacra: 1. A Via-Sacra nos ajuda a colocar nossa confiança em Deus; 2. A Via-Sacra nos mostra nosso lugar na história; 3. A Via-Sacra nos recorda que Jesus sofre conosco; 4. A Via-Sacra nos convida à ação; 5. A Via-Sacra nos ajuda a tomar uma decisão a favor de (ou contra) Jesus; 6. A Via-Sacra revela a resposta de Deus ao mal no mundo; 7. A Via-Sacra nos dá a certeza do amor de Deus por nós; e, 8. A Via-Sacra nos guia da cruz à Ressurreição.

Jovens atendam os convites paróquias e participem da Via-Sacra na sua comunidade. Faça esta experiência com fé, deixa Deus tocar e iluminar teu coração. Ademais, muitos grupos de jovens se envolvem na encenação da mesma, sobretudo, na Sexta-Feira Santa. 

 

E aí tchê

Subsídios

© 2017 - E aí tchê Site produzido pela Netface