E aí tchê
Em missão pela vida
FacebookTwitterInstagramYouTube

Francisco sai para fazer exercícios espirituais

Publicada em 21/02/2015

  • Francisco sai para fazer exercícios espirituais

O Papa quer viver os exercícios espirituais da Quaresma longe do Vaticano, do trabalho e dos compromissos diários. Por esta razão, o Santo Padre Francisco, acompanhado por membros da Cúria Romana, vai sair de exercícios espirituais neste domingo, 22 de fevereiro, e voltará na sexta-feira, 27.

No ano passado, pela primeira vez, os exercícios espirituais da Quaresma para a Cúria e o Papa foram realizados fora do Vaticano, por desejo do próprio Papa. Desta forma, em março de 2014 o Papa Francisco e uns 80 membros da Cúria viajaram até a Casa Divino Mestre em Ariccia, cerca de 40 km de Roma. Mons. Angelo De Donatis, pároco de São Marcos Evangelista no Campidoglio de Roma, foi o encarregado das pregações.

Mais uma vez neste ano o Papa e a Cúria irão para Ariccia na tarde deste domingo. O tema dos exercícios será "Servidores e profetas do Deus vivo". As meditações, que contarão com uma leitura pastoral do profeta Elias, serão realizadas pelo carmelita Bruno Secondin, como informou o L’Osservatore Romano.

O programa dos exercícios prevê para o primeiro dia, às 18 horas, a adoração eucarísticas e a oração das vésperas. Os outros dias começarão com laudes às 7h30, em seguida uma primeira meditação às 9h30 e depois a celebração eucarística. Às 16hs haverá a segunda meditação, que precederá à adoração eucarística e às vésperas. No último dia, sexta-feira, 27, está prevista a celebração eucarística às 7h30 e a conclusão às 9h30.

As meditações começarão com uma reflexão sobre o tema: "Sair do próprio povo” e estarão marcadas pelo seguinte programa diário: “Caminhos de autenticidade” (as raízes da fé e a coragem de dizer não à ambiguidade), “Caminhos de liberdade” (dos ídolos para a verdadeira piedade), "Deixar-se surpreender por Deus” (o encontro com um Deus que está em outro lugar, e o reconhecimento do pobre que nos evangeliza), "Justiça e intercessão" (testemunhas de justiça e solidariedade). O último dia será dedicado ao tema "Pegar a capa de Elias” (para tornar-se profetas de fraternidade).

Durante o período de retiro, as audiências privadas e especiais estão suspensas, incluindo a audiência geral das quartas-feiras.

Fonte: Zenit

E aí tchê

Subsídios

© 2017 - E aí tchê Site produzido pela Netface