E aí tchê
Em missão pela vida
FacebookTwitterInstagramYouTube

Chegou a hora da 38ª Romaria da Terra

Publicada em 16/02/2015

  • Chegou a hora da 38ª Romaria da Terra

Romaria acontece na terça-feira de Carnaval, em David Canabarro, e inclui na programação o 10ª Acampamento da Juventude

Era 04 de março de 2014 quando a Arquidiocese de Passo Fundo assumia oficialmente o compromisso de receber e organizar a 38ª Romaria da Terra do Rio Grande do Sul. Agora, já são poucos dias para os romeiros e romeiras da terra serem acolhidos em David Canabarro, chão sagrado que abrigará a romaria e o 10º Acampamento da Juventude.

A Romaria da Terra do Rio Grande do Sul é a segunda mais antiga do Brasil e é celebrada sempre na terça-feira de carnaval. Com um olhar atento para a realidade social, pauta diversas questões ligadas à terra, de forma especial valorizando os pequenos produtores, a agroecologia, o cuidado com a água e com o meio ambiente e a agricultura familiar.

Realizada pela primeira vez em 1978, a romaria passa por todo o Estado e chega pela quarta vez na região de Passo Fundo. A Arquidiocese já acolheu o encontro em 1982, na Encruzilhada Natalino; em 1986, na Fazenda Annoni; e no ano de 2000, em Casca.

Constituindo-se como um espaço que unifica a fé e a luta do povo na busca de uma convivência menos conflitiva e mais pacífica, a Romaria da Terra dá força e voz aos povos da terra, que podem dizer o que sentem em sua própria linguagem.

Esta 38ª edição traz como tema motivador Sucessão rural familiar, políticas públicas e sustentabilidade e lema, a promessa de Deus a Abraão - Eu darei esta terra à sua descendência. Para dom Antonio Carlos Altieri, arcebispo metropolitano, “é uma oportunidade de refletirmos e traçarmos objetivos concretos em favor do povo de Deus que ao longo da história busca a Terra Prometida, direito e necessidade de todos”.

O pároco de David Canabarro, padre Edí Fávero, afirma: “Com muita alegria e esperança acolhemos a 38ª Romaria da Terra do Rio Grande do Sul. Uma verdadeira profissão de fé, porque caminhando como Povo de Deus que luta, podemos alimentar sonhos, reforçar utopias, debater problemas, buscar soluções e partilhar conquistas”.

A 38ª Romaria da Terra acontece no dia 17 de fevereiro, terça-feira, a partir das 07h00min e é promovida pela Comissão Pastoral da Terra do Rio Grande do Sul, CNBB Sul 3 e Arquidiocese de Passo Fundo.

Programação

7h - Acolhida aos romeiros e romeiras

8h30 - Concentração e início da caminhada

10h - Celebração Eucarística

12h - Almoço Partilhado (haverá alimentação no local comercializada por grupos de Econômia Solidária)

13h - Momento Cultural e Tribuna do Popular

15h - Celebração de envio

 

 

 

 

E aí tchê

Subsídios

© 2017 - E aí tchê Site produzido pela Netface