E aí tchê
Em missão pela vida
FacebookTwitterInstagramYouTube

LANÇAMENTO OFICIAL DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2015

Publicada em 05/02/2015

  • LANÇAMENTO OFICIAL DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2015

O lançamento oficial da Campanha da Fraternidade 2015, no Regional Sul 3, dia 18 de fevereiro, às 9h45, Av. Cristovão Colombo, 149, sala 101, em Porto Alegre.

Com o tema de 2015 “Fraternidade: Igreja e Sociedade” e o lema “Eu vim para servir” (cf. Mc 10, 45), a Campanha da Fraternidade busca recordar a vocação e missão de todo o cristão e das comunidades de fé, a partir do diálogo e colaboração entre Igreja e Sociedade, propostos pelo Concílio Ecumênico Vaticano II.

Objetivo: Refletir a dimensão da vida em sociedade que se baseia na convivência coletiva, com leis e normas de condutas, organizada por critérios e, principalmente, com entidades que “cuidam do bem-estar daqueles que convivem”.

Sua importância: A Igreja existe para servir e não para se servir da sociedade. A missão da Igreja consiste na continuação da missão de Jesus Cristo, o exemplo de servidor. Portanto, a importância do tema constitui-se numa reflexão para todos os batizados em relação ao seu papel na sociedade. O desejo do Papa Francisco é que a Igreja cumpra a sua natureza, a de ser missionária, e não fechada em si mesma, mas enviada a todos os homens. “Como desejo que os lugares onde a Igreja se manifesta, particularmente as nossas paróquias e as nossas comunidades, se tornem ilhas de misericórdia no meio do mar da indiferença!”, Papa Francisco.

 

Síntese histórica da Campanha da Fraternidade

A Campanha da Fraternidade (CF) começa na Quarta-Feira de Cinzas e termina na Semana Santa. A primeira CF foi idealizada no dia 26 de dezembro de 1963, sob influencia do espírito do Concílio Vaticano II.

O embrião para a criação do atual modelo da “CF” foi realizado em Natal (RN), no dia 8 de abril de 1962. Esta campanha tinha como objetivo fazer “uma coleta em favor das obras sociais e apostólicas da arquidiocese”. A comunidade de Timbó, no Município de Nísia Floresta (RN), foi o lugar onde a campanha ocorreu pela primeira vez.

A experiência foi adotada, logo em 1963, por 19 dioceses do Regional Nordeste 2 da CNBB (Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte). Naquela época envolvidos pelo Concílio Vaticano II, os demais bispos brasileiros fizeram o lançamento do Projeto da Campanha da Fraternidade para todo o Brasil. Dessa forma, na Quaresma de 1964 foi realizada a primeira Campanha em âmbito nacional. Desde então, até os dias atuais, a CF é realizada em todos os recantos do Brasil.

CF 2015 – Acesse material completo (Spot para Rádio, TV , Internet etc.)

 

E aí tchê

Subsídios

© 2017 - E aí tchê Site produzido pela Netface