E aí tchê
Em missão pela vida
FacebookTwitterInstagramYouTube

Formação do Laicato em Bagé

Publicada em 02/02/2015

  • Formação do Laicato em Bagé

Uma das propostas da Igreja Católica é a formação dos leigos e leigas para atuarem com mais qualidade na evangelização. “Na Igreja, todos são sujeitos, sendo cada qual investido de missão específica, conforme os dons que recebe. Ser sujeito pode significar o exercício de um ministério ou serviço na Igreja ou na Sociedade, mas também a vivência da condição cristã nas formas de vida mais rotineiras e até mesmo institucionalmente invisíveis, seja do ponto de vista eclesial, seja do ponto de vista social e político (....) A Igreja deve estar atenta a esses cristãos escondidos que assumem serviços de grande valia para uma pequena comunidade, paróquia ou diocese. Em todo e qualquer espaço, cada cristão é chamado a vivenciar seu Batismo com coerência e alegria e contribuir com sua semente evangélica, ainda que seja visivelmente pequena, para a construção do Reino de Deus” (Estudos da CNBB, 107, n.215). E, conforme as  urgências e prioridades da Ação Evangelizadora, a Diocese de Bagé, nos dias 25 a 31 de janeiro, proporcionou a Primeira Etapa da X Escola de Teologia Pastoral – ESTEPA. A Escola Diocesana tem parceria com a Escola de Teologia e Espiritualidade Franciscana – ESTEF, de Porto Alegre.

Foram abordados os seguintes temas: Relacionamento humano no processo pastoral; introdução à Teologia; Introdução Geral à Bíblia (Antigo Testamento); Profetismo e Introdução ao Novo Testamento. E, as Oficinas de Liturgia e Metodologia Pastoral.

Nesta etapa a Escola contou com um número significativo de jovens oriundos dos grupos de base da Pastoral da Juventude, o que proporcionou dinâmicas, alegria, cantos, cirandas. A convivência e o diálogo com as lideranças adultas nos levaram a um assumirmos em conjunto: a missão.

 

E aí tchê

Subsídios

© 2017 - E aí tchê Site produzido pela Netface