E aí tchê
Em missão pela vida
FacebookTwitterInstagramYouTube

Vida Religiosa Lassalista: 24 horas em missão com Deus

Publicada em 18/08/2014

  • Vida Religiosa Lassalista: 24 horas em missão com Deus

A vida Religiosa é celebrada diariamente. Não há uma semana ou um dia específico, apenas, para lembrar-se daqueles que 24hs por dia se entregam a Deus e a missão que Ele os confia. Quem sabe esta terceira semana de  agosto sirva como um tempo oportuno para se fazer memória daqueles que aceitaram o desafio de uma vida apaixonante. Muitos pensam que VRC é apenas um meio de fuga mundi. E não é.  Dom Jaime Splengler conseguiu trazer, durante a sua homilia, numa missa de ação de graças à Vida Religiosa Consagrada, o quão importante foi a presença dos religiosos na história e no desenvolvimento do Rio Grande do Sul. E creio que não tenha sido tão diferente em outras regiões do Brasil e do mundo. A VRC é inserção, é trabalho, é construção, é dedicação.  A final de contas “ninguém acendendo uma lamparina a põe debaixo da cama”, já dizia o evangelista Lucas. E em uma simples metáfora, nada mais além de luz, é a vida religiosa.


E a luz existe por sua própria ausência. Ela se torna necessária para que  possamos ver, para que  possamos  enxergar o que  existe quando os caminhos já não são nítidos e claros aos olhos. E o mundo não tem sido tão claro assim. E, se existem religiosos, é pra que os mesmos possam ser sinais de luz, de esperança e de construção num mundo tão desacreditado.  Cada congregação, ordem, instituto, província (...) traz ao mundo uma presença significativa, através do carisma que lhe é peculiar. São diversas as maneiras de se estar no mundo e, estando no mundo, ser sinal visível da presença e do amor de Deus é uma premissa de cristão.


Que nesta data incluamos todos os religiosos em nossas orações. Que peçamos pela persistência, pela coragem e pelo discernimento de todos aqueles que diariamente fazem de suas vidas um ato de comunhão, partilha e doação. Que neste semana de Agosto, possamos pedir cada vez mais a graça de Deus em conceder pessoas que estejam dispostos à construção plena do amor.

 

*** Ir. Renan da Costa Ferreira, FSC

E aí tchê

Subsídios

© 2017 - E aí tchê Site produzido pela Netface