E aí tchê
Em missão pela vida
FacebookTwitterInstagramYouTube

Encontro de assessores Arqui/Diocesanos da Juventude

Publicada em 16/07/2014

Durante todo o dia 15 de julho aconteceu, em Porto Alegre, a reunião dos assessores Arqui/Diocesanos da Juventude. O encontro discutiu a caminhada da evangelização da juventude no Rio Grande do Sul e o papel do assessor.Desde a Jornada Mundial da Juventude, que aconteceu ano passado, no Rio de Janeiro, a Igreja abriu espaço para o planejamento da organização juvenil. No Rio Grande do Sul, a juventude tem sido protagonista de reflexões e amadurecimento acerca da evangelização da própria juventude.

 

A caminhada apontou a importância de ações e eventos que desencadeiem os processos de evangelização. Considerando a diversidade de expressões juvenis presentes na Igreja gaúcha (Movimentos/ Pastorais/Novas Comunidades/Congregações/Catequese Crismal/ Pastoral da Educação/ Pastoral Familiar/ Pastoral Vocacional, a meta é testemunhar a comunhão, a partir da opção de valorizar a diversidade. A prática desta comunhão é vivenciada através do Setor Diocesano de Juventude, pelo serviço, pelo diálogo, pelo anúncio e pelo testemunho. A partir disso refletiu-se a necessidade de organização pastoral da diocese na qual se está inserido, seja através de áreas pastorais ou foranias, paróquias e comunidades de forma a criar uma rede de comunicação e de referência em cada instância.

 

As instâncias Nacional e Regional apresentam Diretrizes que mantém o conjunto das dioceses no mesmo espírito e sintonia. O Setor Diocesano de Juventude é o espaço para congregar todos os carismas que evangelizam a juventude, mas também a ponte de diálogo com o Conselho de Pastoral Diocesano e com o Serviço Regional de Evangelização da Juventude, por isso a caminhada definiu que a organização precisa ser simples, leve e, ao mesmo tempo, ágil em suas decisões e ações para garantir a animação e articulação em todas as instâncias e a chegada de subsídios, formações e materiais.

 

Em um segundo momento o grupo discutiu a atuação dos assessores no processo de evangelização. São eles os responsáveis pelo estudo de materiais referentes a juventude sendo o elo com o bispo e pela participação, mediação entre movimentos inclusive de diferentes carismas e estimula a participação da juventude nos projetos e na divulgação do que acontece nas dioceses. Os assessores rediscutiram essas tarefas e a formação regional além de atividades referentes a Semana Missionária, de setembro.No dia 16 de agosto será a vez do encontro de articuladores.

 

«Deus manifesta-Se numa revelação histórica, no tempo. O tempo inicia os processos, o espaço cristaliza-os. Deus encontra-Se no tempo, nos processos em curso. Não é preciso privilegiar os espaços de poder relativamente aos tempos, mesmo longos, dos processos. Devemos encaminhar processos, mais que ocupar espaços. Deus manifesta-Se no tempo e está presente nos processos da História. Isto faz privilegiar as ações que geram dinâmicas novas. E exige paciência, espera.» (Papa Francisco)

E aí tchê

Subsídios

© 2017 - E aí tchê Site produzido pela Netface