E aí tchê
Em missão pela vida
FacebookTwitterInstagramYouTube

Falece dom Estanislau Kreutz, bispo emérito da Diocese de Santo Ângelo

Publicada em 07/07/2014

Faleceu neste domingo (06/07), às 22h20, o bispo emérito da Diocese de Santo Ângelo, dom Estanislau Amadeu Kreutz. Com 86 anos ele teve falência múltipla de órgãos, em decorrência de problemas no fígado. Dom Estanislau foi o segundo bispo dessa diocese gaúcha e enfrentava problemas de saúde desde novembro.

O corpo de Dom Estanislau está sendo velado na Catedral de Santo Ângelo. A Missa de Corpo Presente será nesta segunda-feira (07/07), no mesmo local, às 15h30, e logo a seguir o sepultamento na Cripta da Catedral de Santo Ângelo.

 

Vida de dom Estanislau Amadeu Kreutz

Ele nasceu no dia 1º de julho de 1928, em Santo Cristo. Fez seus estudos em Santo Cristo e Santa Rosa. Em 1941, ingressou no Seminário São José de Cerro Largo. Continuou os estudos em Santa Maria, no Seminário São José. Cursou Filosofia e Teologia em São Leopoldo, com os padres jesuítas, de 1948 a 1954. Foi ordenado presbítero no dia 28 de novembro de 1954, em Santo Ângelo.

Como padre, foi vigário paroquial de Tucunduva, pároco em Campina das Missões e reitor do Seminário de Cerro Largo. Foi então complementar seus estudos em Roma, fazendo especialização em Sociologia Religiosa e doutorado em Teologia Sistemática na Universidade São Tomás. De volta ao Brasil, foi assistente dos seminaristas maiores da Diocese de Santo Ângelo e professor de Teologia no Seminário Maior de Viamão. A partir de 1970, foi reitor do Seminário Pe. Adolfo Gallas de Santo Cristo, e em 1972 foi coordenador diocesano de Pastoral e secretário de dom Aloísio Lorscheider (08/10/1924 - 23/12/2007), primeiro bispo de Santo Ângelo.

Em 19 de junho de 1972, Paulo VI nomeou-o bispo auxiliar na diocese. A ordenação episcopal de dom Estanislau Amadeu Kreutz deu-se no dia 17 de setembro de 1972, na Igreja Ascensão do Senhor de Santo Cristo. Seu lema episcopal é “Spe Gaudentes” − Alegres na Esperança (Rom 12,12).

A partir da transferência de dom Aloísio Lorscheider para ser arcebispo metropolitano de Fortaleza (CE), dom Estanislau foi nomeado vigário capitular, vindo a assumir como bispo diocesano no dia 24 de fevereiro de 1974. Além de dirigir a Diocese de Santo Ângelo, ele foi membro da Comissão Episcopal de Pastoral do Regional Sul 3 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e vice-presidente do RS3. Além disso, pela CNBB Sul 3, dom Estanislau Amadeu Kreutz atuou como bispo referencial do Setor Vocações e Ministérios e também da Pastoral da Juventude.

Com o falecimento de dom Estanislau Amadeu Kreutz, o episcopado gaúcho passa a contar com 32 bispos, entre titulares e eméritos. 

 

***Com informações da CNBB Regional Sul 3

E aí tchê

Subsídios

© 2017 - E aí tchê Site produzido pela Netface