E aí tchê
Em missão pela vida
FacebookTwitterInstagramYouTube

Encontrão do CLJ da Diocese de Novo Hamburgo: amadurecimento da fé

Publicada em 04/07/2014

No dia 29 de junho a Catedral Basílica São Luiz Gonzaga, em Novo Hamburgo,  reuniu os jovens da diocese para o Encontrão anual de Pré e Pós do movimento Curso de Liderança Juvenil (CLJ). Com o objetivo de integrar os grupos paroquiais em um encontro com formações  para o amadurecimento na fé, o grande grupo foi dividido em dois: os jovens prés foram conduzidos pelo Departamento Diocesano de Pré e os jovens pós pelo Departamento Diocesano de Pós.

O encontro de pré

Os jovens que ainda se preparam para o curso de Pós CLJ I tiveram uma formação com o seminarista Ezequiel Herold sobre o tema “Como rezar nos dias de hoje”. O padre Mateus Lopes dos Santos apresentou o testemunho de caminhada pessoal, contando como foi a descoberta de sua vocação sacerdotal.

O seminarista Rafael Blume abordou o tema “Jovens Conectados”, levando-os a ponderar sobre a conduta nas redes sociais. O encontro também foi animado com momentos de folclore e no final do e um bate-papo para que os jovens refletissem a respeito do que aprenderam.

O encontro de pós

Os jovens que têm mais tempo de caminhada no movimento tiveram um dia intenso de formação, dividida em quatro palestras relacionadas ao Reinado de Jesus. O dia iniciou com o tema “Jesus, Rei dos meus relacionamentos”. O Pe. Felipe Konzen refletiu assuntos como família, amizade e namoro de maneira clara e com exemplos do cotidiano: “Amigo não é um super-homem, é alguém que conhece muito a meu respeito e ainda assim me ama!”. Também salientou a importância do aprender a se relacionar e fazer de Cristo sempre o exemplo, modelo de conduta, pois só assim ele se tornará Rei dos relacionamentos de todos.

O seminarista Arthur da Silva Pinto, tratou da temática “Jesus, Rei da minha espiritualidade”. Ele falou sobre a busca por Deus e a sua generosidade e ainda deixou um conselho aos jovens: “Sonhem com o Céu, sonhem com a eternidade!”. Após essa palestra, a formação foi com o seminarista Diego Soares, que dialogou sobre “Jesus, Rei da minha vida”. Enfatizou que o Reino de Cristo não é deste mundo e ainda está por vir, mas deve se concretizar hoje nas vidas de cada um, através da decisão, busca e mudança.

Manuela Almada e Andréia Kunz, ambas componentes da presidência diocesana do CLJ, abordaram “Jesus, Rei do meu grupo”. As jovens falaram do decorrente desvio que acontece no andamento das coisas, quando muitos se deixam envaidecer com a liderança e o próprio grupo se desentende. Elas enfocaram a importância de não fazer as coisas pelo reconhecimento, mas deixar que Cristo apareça e se perguntar sempre: “É por quem e para quem que estou trabalhando?”

Por fim, os jovens tiveram um momento de Adoração, conduzido pelo diretor espiritual do movimento, Pe. Valnei Armenso, juntamente com as equipes de Liturgia e Folclore Diocesano. Em seguida, prés e pós se reuniram para a Santa Missa em honra a São Pedro e São Paulo. A celebração eucarística foi presidida pelo bispo diocesano, dom Zeno Hastenteufel, que recordou um pouco da história do movimento e também do motivo da escolha desses santos para serem os padroeiros.

E aí tchê

Subsídios

© 2017 - E aí tchê Site produzido pela Netface