E aí tchê
Em missão pela vida
FacebookTwitterInstagramYouTube

Uma alegria tão única

Publicada em 05/06/2014

Alegria verdadeira é aquela que nos leva a anunciar, partilhar com os outros, sair de nosso lugar. Partilhar a alegria de ter passado no vestibular, de ter conseguido um emprego, de ter aprendido algo novo. Ou então, ser como a samaritana, como os discípulos de Emaús, que saíram depressa a anunciar, afinal haviam feito uma significativa experiência com Jesus.

Dias atrás, ao ouvir um homem idoso dizer que já tinha 80 anos e “não tinha visto o tempo passar”, fiquei incomodada, pois, embora entenda o sentido que ele quis se referir, pensei comigo que precisamos sim ver o tempo passar! Não de forma passiva, é claro, mas ver o tempo que passa porque tem sentido, tem conteúdo, tem vida, tem amor reinando e tem alegria. Há uma alegria que é única: é aquela que surge do fato de servir, de doar o nosso tempo aos irmãos e irmãs.

Não há o que se compare com a alegria de fazer o bem, de saber que somos colaboradores da construção do Reino de Deus, de saber que o Espírito enviado pelo Pai e pelo Filho, está conosco e em nós porque nos disponibilizamos a servir no amor. E servir é primeiramente, saber olhar para o outro, de forma que nunca seja indiferente, mas cada vez mais se aproximando daquele Olhar de um Homem que viveu na Galileia há dois mil anos. Um olhar de misericórdia, de acolhida, que vê a pessoa pelo que é e não pelo que sabe ou possui.

Ouçamos o forte apelo da Igreja, na pessoa do Papa Francisco, que nos impele a sermos alegres evangelizadores e digo ainda, alegres servos(as). A fim de que a cada amanhecer possamos viver um pouco mais do que nos disse Jesus na noite do lava-pés: “Eu vos dei o exemplo, como eu vos fiz, façais vós também” (Jo 13,15). Por fim, que nosso tempo não passe despercebido mas façamos dele um tempo significativo de Deus. Diz-nos D. Hélder Câmara que “o importante é transformar o tempo em eternidade!” E ele só será eternidade quando estiver cheio de sentido de vida, cheio de amor. 

**Isabelle Alves Scheid é noviça salesiana

Foto: Eliza Maliszewski - Eaí?Tchê

E aí tchê

Subsídios

© 2017 - E aí tchê Site produzido pela Netface