E aí tchê
Em missão pela vida
FacebookTwitterInstagramYouTube

Cresce a programação e Aplicativos e Redes Sociais divulgarão as Celebrações da Canonização de João XXIII e João Paulo II.

Publicada em 24/04/2014

Nas últimas coletivas de imprensa, a Sala de Imprensa da Santa Sé ofereceu informações sobre a acolhida dos peregrinos e turistas e canais de divulgação dos eventos.

A programação de celebrações ganha atividades programa pela Diocese de Roma.

Na noite de sábado, 26/4, promove uma noite em branco de oração, com uma vigília de oração por algumas paróquias do centro histórico de Roma. Será possível rezar em diferentes línguas e confessar-se. Iniciando às 9h, na igreja de Santa Maria no Montesanto (Igreja dos Artistas), na Piazza del Popolo, a animação litúrgica será em italiano.A partir das 21h, haverá celebração nas Igrejas de:

Santa Inês em Agone (Piazza Navona), animação em polaco;

São Marcos (Pra do Capitólio), animação em italiano e inglês;

Santa Anastácia (na praça do mesmo nome), animação em português;

Santíssimo Nome de Jesus (Praça Argentina), animação em italiano e espanhol;

Santa Maria em Vallicella e São João Baptista dos Florentinos, animação em italiano;

Sant'Andrea della Valle, com a animação em francês;

São Bartolomeu (Ilha Tiberina), com animação em italiano e árabe;

Santo Inácio de Loyola, Igreja das Santas Estigmas, Santos Doze Apóstolos, Sagrado Coração de Jesus e Santa Maria de Montesanto, com animação em língua italiana.

Ainda no dia 26/4, a partir das 17h, haverá vigília de oração Basílica de São Paulo Fora dos Muros. Iniciando com a oração das Vésperas, seguida pela Missa da Misericórdia. Continuará com a exposição do Santíssimo Sacramento e às 20h30, será realizada a recitação das Completas. Na Basílica de São João de Latrão, catedral de Roma, haverá um evento litúrgico a partir das 18 horas.

Mais de 1 milhão de féis

São esperados mais de 1 milhão de féis para a canonização no domingo, 27/4. Segundo informações da Santa Sé, Mons. Liberio Andreatta, Vice-Presidente da Obra Romana de Peregrinações (ORP), só a Polônia esperam-se mais de 2 mil ônibus. Não existem número precisos, mas a estimativa apresentada por Mauro Pucci, do Escritório de Coordenação de Projetos Especiais de Roma Capital, indica cerca de 1.700 ônibus, 58 voos e 5 trens vindos somente da Polônia, além de um navio de Barcelona.

Juntamente com o Papa Francisco serão cerca de mil celebrantes, cardeais e bispos, e pelo menos 700 sacerdotes distribuirão a Comunhão na Praça de São Pedro. Depois da eucaristia será possível venerar os túmulos dos dois novos santos na basílica de São Pedro.

Aplicativos e Sites facilitarão o acesso às informações nesta semana de celebrações

Aos que estiverem em Roma no dia 27, o acesso à Praça de São Pedro será livre, sem a necessidade de ingressos. Haverá uma estrutura de acolhida na Via da Consolação com “100 pessoas da ORP para informações em diversas línguas, além de 500 voluntários de associações católicas”.

Entretanto, outros milhares de católicos acompanharão as celebrações longe de Roma. Para isso, foi criado um Aplicativo para smartphones e tablets “Santo Subito” / "Santo já!", em quatro idiomas, com notícias, mapas de percursos e guia litúrgico. O aplicativo pode ser baixado gratuitamente no link: http://vaticanapp.iquii.com.

A canonização dos dois santos possui canais de divulgação no twitter (@2popesaints), Youtube e Facebook.

Acesse o site: http://www.2papisanti.org/IT/Home que traz as biografias dos Santos, notícias dos eventos alusivos à canonização, além das páginas específicas para cada um deles: João Paulo II (http://www.karol-wojtyla.org) e João XXII (www.fondazionepapagiovannixxiii.it).

Programação de Celebrações:

Dia 22, às 20h30, na Basílica de São João de Latrão - Encontro para os jovens em preparação a Canonização, presidida pelo Cardeal Agostino Vallini.

Dia 25, às 15h, na Capela São Tomás de Aquino, da Universidade de Tor Vergata (Via Salamanca), é previsto o encontro «Novo humanismo em João Paulo II». Seguido de uma vigília presidida pelo bispo auxiliar de Roma, Lorenzo Leuzzi.

Dia 26, às 18h, na Basílica de São João de Latrão, peregrinos de Bergamo se reunirão para uma vigília para João XXIII: basílica onde o jovem Roncalli iniciou sua vida religiosa como seminarista do Pontifício Seminário Romano e onde depois foi a sua catedral como Bispo de Roma.

A partir das 21h, acontecerá a Noite Branca de oração. As igrejas do centro de Roma estarão abertas e será possível rezar e se confessar. É proposto um esquema, elaborado pelo Ofício Litúrgico do Vicariato de Roma, para a vigília passagens bíblicas e textos extraídos das escrituras dos dois Papas que oferecem sugestões para as meditações e orações.

Dia 27, às 10h, na Praça São Pedro, Santa missa de Canonização dos Beatos João XXIII e João Paulo II. Logo em seguida, às 12h, Regina Coeli.

E no dia 28, às 10h, Missa de Ação de graças presidida pelo Cardeal Ângelo Comastri, Vigário do Papa Francisco para a Cidade do Vaticano.

 

 

Fonte: News.va

E aí tchê

Subsídios

© 2017 - E aí tchê Site produzido pela Netface