E aí tchê
Em missão pela vida
FacebookTwitterInstagramYouTube

A Alegria de Celebra a Páscoa: Testemunho da noite das noites.

Publicada em 23/04/2014

Eis a luz de Cristo! No Sábado Santo, o sacerdote ou o diácono entra com o Círio Pascal aceso numa igreja às escuras e proclama “Eis a luz de Cristo!”, ao que o povo responde “Demos graças a Deus!” É um dos momentos mais fortes da Vigília Pascal, porque conseguimos visualizar a verdade que a Igreja proclama há dois mil anos – Cristo é a luz que quebra as trevas, e cada um de nós acende a luz da sua vida nessa luz resplandecente.

Os últimos dias foram por demais intensos. As celebrações ricas de significado, de simbolismo, mas também a quantidade de celebrações, as muitas comunidades visitadas, e terminei o domingo muito cansado. Exausto. Fatigado, mas alegre. Não é um cansaço que desanima, tenso, fadigoso, mas feliz, pleno da alegria da missão cumprida.

A alegria torna-se ainda mais radiante porque foi meu primeiro Tríduo Pascal como sacerdote. O primeiro do resto da minha vida. Proclamar, como sacerdote, a Boa Notícia da Ressureição, é indescritível, porque o sacerdócio, assim como os demais sacramentos da Igreja, nasceram da Paixão de Nosso Senhor, nasceram da cruz, do lado aberto de Jesus no alto da cruz.

Para além das celebrações da Quinta-feira Santa, da Sexta-feira da Paixão, do Sábado Santo, os momentos em que mais me aproximei do Mistério Pascal foram os que passei no confessionário, atendendo as pessoas que, como eu, precisam da misericórdia do Senhor. Enquanto eu ouvia as confissões, meditava que o Senhor Jesus escolheu homens fracos, limitados e pecadores para serem canais da sua graça e misericórdia. Isso encheu meu coração de alegria, e rezei pedindo que Deus me dê a graça da fidelidade ao chamado feito, e agradecendo pelo dom da vocação.

Não foi mais uma Páscoa. Foi A Páscoa de Nosso Senhor.

Cada Páscoa que celebramos não é mais uma Páscoa. Cada Páscoa é especial. Como diz o salmo – Esse é o dia que o Senhor fez para nós. Hoje é Páscoa!

 

______________________

Padre Fabiano Glaeser dos Santos é da Arquidiocese de Porto Alegre, e atua como Vigário Paroquial em Camaquã (Paróquia São João Batista), no Vicariato de Guaíba. Foi ordenado Sacerdote em novembro/2013.

facebook.com/fabiano.glaeserdossantos

E aí tchê

Subsídios

© 2017 - E aí tchê Site produzido pela Netface