E aí tchê
Em missão pela vida
FacebookTwitterInstagramYouTube

#EmMissão - Setor Juventude da Diocese de Caxias do Sul realizou Formação.

Publicada em 01/04/2014

#EMMISSÃO foi o bordão que começou a ser utilizado no setor juventude da Diocese de Caxias do Sul após a vivência da formação de multiplicadores da Semana Missionária, que, em comunhão com toda a Igreja do Rio Grande do Sul, ocorrerá em setembro. O encontro reuniu cerca de 40 jovens das áreas pastorais de Caxias do Sul e da região pastoral de Farroupilha e aconteceu neste final de semana, 29 e 30 de março no Centro Diocesano de Formação Pastoral.

A formação de multiplicadores teve início no sábado com a assessoria do frei capuchinho Jaime Bettega, que situou os presentes a partir das dimensões que a vida contempla, perpassando pelo desejo do ser humano em ter relações, chegando assim ao tema Juventude e Missão.

Pela tarde ecoou muito forte no coração das juventudes presentes, o Evangelho do Semeador, situado no Evangelho de Mateus. Diversas reflexões anteciparam o ponto alto do encontro. Divididos em grupos, dividiram experiências sobre evangelizar e ser evangelizados, especialmente entre os jovens que estão nas periferias, sejam elas físicas ou existenciais. Evangelizar pobres, prostituídos, jovens universitários, de ensino médio, drogados, entre outros não é uma tarefa fácil, mas que, para quem se encarna na realidade vivida, frutos novos surgem e um caminho de diálogo, serviço, anuncio e testemunho se constrói.

À noite foi a vez de celebrar o memorial da Paixão, morte e Ressurreição de Cristo, e assim também, por meio da via-sacra perceber que a missão da Igreja tem como objetivo levar tantos e tantas à pessoa de Jesus Cristo.

O Domingo, dia do Senhor, teve sua direção voltada ao planejamento missionário da juventude, sendo que num primeiro momento foi repassado aos presentes a caminhada que está se fazendo como Igreja do RS, no caminho missionário, daí a formação de multiplicadores para a Semana Missionária, e logo após as atividades das juventudes da Diocese no ano de 2014. Os jovens dos diversos grupos, pastoral e movimentos, juntos, assumiram como linhas de ação missionária para a Diocese a missão catequética, a fim de visitar os grupos de catequese das paróquias de atuação de cada grupo, para divulgar, convidar e também mostrar-se presente na caminhada de iniciação à vida cristã, a criação e encenação de um flashmob cristão nas praças e parques das cidades da Diocese e, favorecendo o protagonismo juvenil, cada grupo é convidado a sair em missão com o seu carisma, para viver também na essência o mandato missionário de Jesus.

O encerramento do encontro contou com a partilha das experiências do final de semana de formação missionária, onde todos os presentes, claramente perceberam que o caminho da Igreja no mundo é o da cultura do encontro, da vivência da unidade na diversidade. De fato estamos #EMMISSÃO.

E aí tchê

Subsídios

© 2017 - E aí tchê Site produzido pela Netface