E aí tchê
Em missão pela vida
FacebookTwitterInstagramYouTube

É tempo de espera

Publicada em 03/12/2017

  • É tempo de espera

E aí, Tchê? Estamos num momento importante de nosso ano, e dada esta importância, queremos apontar alguns elementos para nos ajudar na compreensão e vivência deste tempo.

            No domingo passado celebramos a festa de Cristo Rei do Universo. Com ela, concluímos o Ano Litúrgico e nos encaminhamos para no próximo domingo, dia 3, iniciarmos o novo Ano Litúrgico. Saímos do Ano A e entramos no Ano B, e ainda existe o Ano C, sendo que de três em três anos completamos o ciclo das leituras dos textos litúrgicos dos finais de semana!

            Nesse Ano B, que estamos para iniciar, vamos ouvir e acompanhar o Evangelho de Marcos, o mais antigo dos quatro Evangelhos, e que serviu de fonte para a redação dos outros três. Mas, o que mais nos importa neste momento é o Início deste Ano Litúrgico, que se dá com o Advento, o tempo de preparação para o Natal, festa do Nascimento de Jesus.

            Advento é o tempo Litúrgico que antecede o Natal, como já dissemos. Isso quer dizer que o Advento não tem um fim em si mesmo, mas é um tempo que está em função de outro. Assim, o seu fim está em preparar todos os cristãos que professam a fé em Jesus para a Celebração do Nascimento de Jesus, que para nós é o próprio Filho de Deus que se encarna e se faz um igual a nós, nascendo de uma Mulher, num lugar simples e totalmente periférico. Dessa forma, precisamos perceber a beleza e a grandeza desta Festa, a segunda mais importante, ficando atrás somente da Páscoa (Tríduo Pascal).

            Da mesma maneira que nos preparamos para a Páscoa com a quaresma, aproveitamos o Advento para preparar os caminhos para a vinda do nosso Salvador. No seu tempo, as pessoas não estavam preparadas e justamente por isso Maria e José não encontraram lugar para passar Aquela Noite. Assim, nos voltamos para este tempo propedêutico e queremos estar preparados para acolher aquele que vem trazer Vida Nova, aquela que vem mudar o tempo, aquele que vem se colocar ao lado dos mais simples, aquele que vem para todos, mas que se faz próximo de quem permite que Ele se aproxime. Assim, Advento é para nós a Feliz Espera. Esperamos alegres e confiantes Aquele que foi prometido no Antigo Testamento.

            Nesses quatro domingos do Advento, iniciaremos olhando para a Nova Vinda de Jesus, no final dos tempos (ou seja, ‘começamos pelo final’) e depois observamos o exemplo daqueles que prepararam e acolheram o Cristo: João Batista, o Precursor, e Maria, aquela que aceitou a missão e junto a José, acolheu o Deus que se faz tão pequeno e frágil, tão simples e pobre e que repousa na manjedoura na Gloriosa Noite, iluminada pelas estrelas e animada pelo Coro dos Anjos que cantam: Glória a Deus nas Alturas e Paz na Terra aos homens de Boa Vontade!

            Um Bom Ano Novo Litúrgico para todos e nos preparemos para AQUELE QUE VEM!

Fonte: Neilor Schuster

Anexos

Tags

teste teste2

E aí tchê

Subsídios

© 2017 - E aí tchê Site produzido pela Netface