Apresentação

O Eaí?Tchê é o Serviço de Evangelização da Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - Regional Sul 3 (Rio Grande do Sul). O Regional compreende quatro Províncias Eclesiásticas: Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre e Santa Maria; que juntas reúnem 18 Dioceses e 725 Paróquias.

O eaitche.com.br nasceu com o objetivo de ser o ponto de encontro da juventude católica gaúcha, como forma de expressar toda a riqueza, diversidade e beleza da juventude do nosso Estado. O portal foi construído por diferentes grupos, pastorais, movimentos e carismas, que trabalham e mostram a cara dessa juventude!

Aqui você encontrará notícias sobre: a Igreja Católica; formas da juventude gaúcha viver a sua fé; eventos; formações; fotos, vídeos e muito mais. Em especial, neste biênio 2014-2015, vamos discutir, refletir, celebrar  e aprofundar a dimensão missionária de nossa fé.

E você também pode colaborar conosco, afinal o portal é nosso!

Mande notícias de seu grupo, Paróquia ou Diocese para o e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. . Eaí?Tchê, você vai ficar de fora dessa?! Vem conosco em missão!! 

Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) é uma associação civil, que tem a finalidade de coordenar e subsidiar a ação pastoral orgânica do Episcopado brasileiro, em todo o território nacional, alcançando as atividades de natureza religiosa, educacional e cultural, de beneficência, de filantropia e de assistência social.

Relaciona-se com diversos segmentos da realidade cultural, econômica, social e política do Brasil, buscando uma colaboração construtiva, para a promoção integral do povo e o bem maior do País. É uma instituição que trata com as autoridades públicas as questões que interessam ao bem comum. 

A CNBB foi registrada em 02 de dezembro de 1952, no Rio de Janeiro, atualmente com sede e foro na cidade de Brasília, Distrito Federal.  Para atingir seus objetivos pastorais e sociais, pode possuir representações regionais, secretarias, comissões e ou departamentos, em qualquer parte ou região do país. É de utilidade pública, cf. Decreto nº 60.581, publicado no Diário Oficial da União em 17 de abril de 1967.

A CNBB é dividida em 18 Regionais no Brasil. O Regional Sul 3, pertencente ao Rio Grande do Sul, foi constituído em 27 de setembro de 1964.

Serviço de Evangelização da Juventude

A Evangelização da Juventude é o objetivo e a dinânima pastoral no meio dos jovens. É a ação da Igreja que continua a obra de Jesus Cristo de "pregar, ensinar, ser o canal do dom da graça" sendo, assim, "sinal e portadora do amor de Deus aos jovens". A evangelização da juventude é a finalidade da Pastoral Juvenil.

O Serviço de Evangelização da Juventude no Rio Grande do Sul foi criado em 2010, de comum acordo entre algumas Congregações e a CNBB, para implantar as práticas de evangelização da juventude, alinhadas ao Documento 85 (Evangelização da Juventude – Desafios e perspectivas pastorais).

Em âmbito Regional, iniciou-se um processo de escuta das diferentes expressões de evangelização juvenil no Estado do Rio Grande do Sul, assim como, de lideranças que acompanham e assessoram os jovens. Na sequência foi realizado um levantamento de dados nas 18 Dioceses, o que permitiu conhecer como estava a organização da juventude no RS, até o momento. Com a Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio 2013), este trabalho ganhou grande impulso na construção de processos de: animação, articulação, comunicação e formação.

O trabalho sempre esteve pautado nas orientações da Igreja, tendo maior enfoque nas orientações Documento de Aparecida, nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora e, fundamentalmente, no Documento 85. A opção pela Palavra de Deus, através do método da Leitura Orante, sempre foi a força animadora de toda ação evangelizadora da juventude gaúcha, nesse período. A realidade local de cada Diocese sempre pautou o desenvolvimento e o ritmo de trabalho, considerando sua autonomia e momento pastoral.

Nesse contexto, surge o Eaí?Tchê, ação do Serviço de Evangelização da Juventude, que através do seu nome se apropria da identidade regional, convida a juventude gaúcha a refletir sobre sua vida, fé e missão. A logomarca e as mídias sociais foram criadas por jovens voluntários, em encontros com representantes de todas as Dioceses do Estado. Um belo caminho e identidade, trilhados com o ânimo da juventude!

×

Atenção

JLIB_CLIENT_ERROR_JFTP_WRITE_BAD_RESPONSE